segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sons do concelho – Joel Cordeiro

Joel Filipe Pereira Cordeiro, nascido a 26 de Maio de 1989, despertou cedo para a música. Aos 4 anos e sem qualquer aula de música, já tocava músicas no pequeno teclado oferecido pelos pais.
Talvez por influência do seu padrinho (Jorge Miguel Sousa Pereira) e por este ter um "verdadeiro" teclado em casa dos pais, Joel deslocava-se até lá para dar uns "toques".
Mais tarde, já com 12 anos, Joel tem as suas primeiras aulas de música, tendo como professor o próprio padrinho que tivera visto no afilhado muito potencial. Contudo, e apesar do grande empenho de Jorge Sousa Pereira em ensinar Joel, as aulas duraram pouco tempo, uma vez que este queria era tocar músicas de principio ao fim rápidamente e nao ter que ler pautas ou aprender solfejo.
Dotado de um "grande ouvido", Joel continuou assim a tocar no seu 2º teclado, este ja com o tamanho normal e de melhor qualidade.
Em 2005, Joel recebe como presente o seu instrumento musical preferido: uma guitarra clássica. Como não era um instrumento muito fácil de aprender sozinho em casa, Joel é obrigado e inscrever-se em aulas de guitarra nas quais cedo se destaca do restante grupo. Em saraus organizados pela escola de música, Joel para além de tocar guitarra, começa também a cantar, uma vez que havia falta de cantores para fazer esses pequenos espectáculos.
Depois de quase 2 anos de aulas, Joel decide sair, achando que já não haveria muito mais a aprender ali, uma vez que o seu avanço musical perante os restantes colegas era muito grande.
Em Junho de 2006, juntamente com Gil Alves (guitarra e voz) e João Penacho (bateria), dois amigos da terra (Gesteira), Joel vê-se como membro duma banda de garagem e tocando pela primeira vez como baixista. Com 5 meses de ensaios, em Novembro a banda chamada "Dr By Hard"  (pode ouvir um dos temas da banda aqui: http://www.youtube.com/watch?v=n8ifd_pMoIU) faz o seu concerto de estreia no Café central Bar, em Gesteira, onde os três elementos residiam, num raio de cerca de 200 metros uns dos outros. Devido à falta de disponibilidade de todos os elementos, o grupo fica-se por ali.
Um ano depois, Joel vê-se novamente a integrar uma nova banda de garagem, os "Português Suave". Desta vez como vocalista, baixista e guitarrista. Projecto que dura 2 anos e tendo actuações em vários lugares do concelho de Soure e tendo como ponto mais alto a sua estreia no palco principal da feira anual de S. Mateus. No percurso final da banda, esta já contava com um tema original, com letra e música do Joel Cordeiro.
A partir de 2007, Joel começa a escrever letras e a compor músicas para elas. Com softwares de edição e gravação de áudio descobertos na Internet, Joel começa a gravar os próprios temas no próprio quarto e no próprio computador.
Nada do que este jovem "artista" utiliza para gravar os seus sons é profissional. Apenas uma cabo para ligar a guitarra ao computador e um microfone.

Actualmente, com 22 anos, apenas com aulas de guitarra e sem saber uma única nota da pauta, Joel Cordeiro conta já com 3 cd's: "Experiências " em 2009, "Joel Cordeiro" em 2010 e "Divã" em 2011. Entre eles estão 28 temas originais.

Músicas:

Álbum Divã (2011) :

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Dr By Hard, essa grande banda que durou 5 meses... mas 5 meses bem “tocadinhos” e “afinados” com músicas do caraças eheheh. O João “desertou” recentemente para Coimbra, e para além do mais não tinha tempo para concertos (na altura trabalhava numa Rent a car, salvo erro e saía bué de tarde da empresa), o já nosso ilustre conhecido e reconhecido Joel Cordeiro, que ouvimos regularmente na R. P. Soure, estava farto do baixo, tratou de fazer carreira a solo e eu, fartinho de música, de fazer 9 letras em 4 meses… foi melhor assim, para descanso da vizinhança cá da terra que já não podia com o barulho e para descanso dos que no futuro, em terriolas vizinhas, estavam condenados a nos ouvir…
Gil

Anónimo disse...

Foi isso mesmo Gil, mas valeu pela experiência!! E acima de tudo, amigos à mesma..lol

Joel Cordeiro